terça-feira, 27 de setembro de 2011


O segundo capítulo da novela "A Vida da Gente", exibido na noite desta terça (27/09), de acordo com dados prévios do Ibope, marcou uma média de 23 pontos e picos de 27.

Durante a sua exibição, a Record apareceu em segundo com 8 pontos; Band, em terceiro, 7; e, SBT 6. Cada ponto é equivalente a aproximadamente 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

SBT perde afiliada para a Band e fica sem sinal no Ceará




O SBT perdeu mais uma afiliada para suas concorrentes. Desta fez foi a Band que tirou de Silvio Santos a TV Jangadeiro, que retransmite o sinal para todo o estado do Ceará.

A partir do dia primeiro de outubro, a emissora de Silvio Santos ficará sem sinal no Ceará. Isto pode prejudicar ainda mais a média nacional (PNT) da emissora, que atualmente é de 6 pontos, um ponto atrás da Rede Record.

domingo, 25 de setembro de 2011

Unificação da dramaturgia do SBT diminui chances de criação do segundo horários de novelas.


Daniela Beyruti decidiu: a teledramaturgia do SBT volta a ser uma só, com Del Rangel e Reynaldo Boury trabalhando em uma mesma produção, alternando a cada trama, a direção-geral. Bom, voltamos ao status quo ante. A medida, informa-se, é para evitar a falta de ocupação de um diretor enquanto outro está trabalhando numa novela.

Na verdade, a medida gera poucos efeitos práticos, a princípio. Afinal, ainda não se tem uma mente pensante para se Diretor de Teledramaturgia ainda. E isso acaba por sobrecarregar os diretores das novelas. Ainda por cima, a decisão acaba com qualquer expectativa de se ver no SBT um 2º horário de novelas, já que a equipe de diretores é unificada para um trabalho apenas. Por consequência, a medida dificulta a criação de um banco de elenco (pra uma novela só?) e traz problema de ter que abrir uma frente grande de capítulos na novela que está no ar para preparar a substituta.

Por isso, é necessário que o SBT, o quanto antes profissionalize o Departamento de Teledramaturgia. Profissionais bons na casa (como o Del, Boury, Piá e agora o Masetti) não faltam e no mercado também (já falei aqui do Abujamra e quem sabe o Nilton Travesso não reconsidere a posição).

A dramaturgia unificada pode ser ótimo, mostra o comprometimento de todos em torno de um resultado comum. Para quem não sabe, foi Reynaldo Boury quem lançou Del Rangel como diretor na Globo. Ou seja, boa vontade entre ambos não deve faltar. O problema é unificar a direção e tudo mais. O Departamento fica sem via de escape, sem uma mente pensante na próxima trama (ainda mais quando não se tem um diretor-chefe pra isso) e preguiçoso para eventuais novos investimentos, ampliação de estúdios e um Deus nos acuda para eventual crescimento dentro da grade.

Imaginem se Carrossel for um sucesso. Quem vai pré-produzir a novela substituta? Qual novela de apelo infantil (sim, para manter público) será utilizada? Tem autor disponível pra isso? Tiago Santiago vai querer escrever uma novela infantil? E as novelas adultas, como ficam? Isso é tudo que um diretor de teledramaturgia tem que assumir para si. E não vai ser Daniela Beyruti que vai ser diretora de dramaturgia. Boas intenções não bastam. Tem que entender do ramo.

Embora a imprensa já coloque Mário Masetti como diretor de Carrossel, ele ainda não assinou contrato com o SBT. As negociações, que partiram de Del Rangel, estão adiantadas e devem ser finalizadas em breve. Masetti é diretor teatral desde 1975, quando, logo na primeira peça, foi eleito diretor revelação pela APCA. Também dirigiu vários filmes e programas, especialmente voltados ao público infantil e pré-adolescente na TV Cultura. Se concretizada, e tem tudo pra isso, bela aquisição do SBT.

José Eustáqui Jr.

sábado, 24 de setembro de 2011

Krishna - Bhagavad Gita


O Gita é o profundo oceano do conhecimento do Absoluto;
O Gita é o coração, a alma, a respiração, e a voz do Senhor. Nenhuma austeridade, penitência, sacrifício, caridade, peregrinação, promessa, jejum o continência equipara-se ao estudo do Gita.
O Bhagavad Gita é uma doutrina sobre aquilo que poderia ser denominado de Verdade Cósmica Imutável da mais Sagrada Ciência Metafísica – absolutamente
categórica e inteiramente incolor, mas para o ser no mundo sempre relativo e em processo de perpétua actualização. Sua mensagem é universal, sublime e não sectária, embora a Gita seja uma parte da trindade estrutural do Sanathana Dharma (a Lei Eterna), normalmente conhecido como Hinduísmo. Ela transmite o
Conhecimento do Ser e procura auxiliar a responder a quatro questões universais:

1ª - Quem sou eu?;
2ª - Por que estou aqui?;
3ª - Qual é o objectivo da vida?
4ª – Como posso alcançar esse objectivo?

Em uma definição simples e muito resumida, a Gita é um livro de crescimento moral e espiritual para a Humanidade baseado nos princípios cardeais da religião Hinduísta.


Uma Escritura Sagrada é um Plano para a Humanidade. Ela trata com cada aspecto da vida e estabelece as regras de fundo para o desenvolvimento apropriado de todos os homens, mulheres e crianças. Bhagavad Gita
O estudo das Escrituras mantém a mente absorvida em pensamentos elevados, e são uma disciplina Espiritual para o indivíduo. Moralidade fundamental é a espinha dorsal da vida Espiritual. O auto-conhecimento sem as virtudes morais é incompleto como o alimento sem sal. Bhagavad Gita

Sobre a Bhagavad Gita disseram:

Aldous Huxley: A Gita é um dos mais claros e compreensíveis resumos da Filosofia Perene, dos que já foram feitos. Seu valor não é somente para hindus, mas para toda a Humanidade...

Mahatma Gandhi: Quando o desapontamento me olha na face e não vejo sequer um raio de luz, volto à Bhagavad Gita. Encontro um versículo aqui, outro ali, e imediatamente começo a sorrir em meio a tragédias insuperáveis – e minha vida tem sido cheia de tragédias externas – e se elas não têm transparecido e nenhuma marca indelével me deixaram, devo à Bhagavad Gita.
Nunca houve um homem que a adorasse em espírito e que ficasse desapontado. Sua porta é largamente aberta para aquele que nela bate.

Swami Vivekananda: A Gita é um buquê composto das mais belas flores das verdades espirituais dos Upanishads.

Haydée Touriño Wilmer (no prólogo do Srimad Bhagavad Gita – Bhagavan Sri Krishna): Ela é a expressão do 'Yoga-Brahma-Vidya' ou a 'Ciência Sintética do Absoluto', síntese do mais alto Conhecimento Espiritual legado ao homem pelo próprio Senhor Bhagavan Naráyna
(manifestado em Sri Krishna) sobre BRAHMAN, a Divindade, sobre Sua manifestação em toda a Criação, tanto no Macro como no Microcosmo (no Universo e no homem), tanto em Sua Imanência como em Sua Transcendência, pois Ele está presente em tudo, como
Espírito, Energia e Matéria, compenetrando e vivificando todo este infinito Cosmo.

Quem acompanha de forma fiel a novela das 19h da Globo, ‘Morde e Assopra’, provavelmente está bem curioso para saber o que Naomi tanto esconde dos outros na história. A atriz Flávia Alessandra, 37, que interpreta o papel, afirma que não são só os telespectadores: tanto ela como os demais atores também estão curiosos. Segundo Flávia, fizeram até um “bolão” sobre o assunto.

‘Tem gente que acha que ela foi abusada e tem gente que acredita que ela realmente cometeu crimes, e que por isso esteve no hospício. Eu nem tenho ideia do que seja’, disse a atriz.

Flávia esteve ontem na primeira noite do Rock in Rio, acompanhada do marido, o também ator Otaviano Costa, 36. Ela fez algumas revelações sobre seu passado metaleiro.

‘Eu gosto mesmo é de rock. No domingo virei assistir Metallica. Na adolescência me vestia de roqueira e já até fui convidada a me retirar de um colégio militar onde estudava’, contou.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"Seus Olhos" deve ser a substituta de "Uma Rosa com Amor" nas tardes do SBT


A novela "Seus Olhos", produzida em 2004 pelo o SBT, deve ser a substituta de "Uma Rosa com Amor" na faixa das 16h. A estreia está prevista para outubro.

O folhetim protagonizado por Carla Regina, Thierry Figueira e Petrônio Gontijo é uma adaptação do SBT em parceria com a Televisa. O texto original da trama é de Inés Rodena, adaptada pelos autores Marcos Lazzarini e Aimar Labaki.

Alexandre Frota e Marcelo de Nóbrega se estranharam nas gravações de "A Praça É Nossa", no SBT.

Alexandre Frota durante a gravação do humorístico "A Praça é Nossa"

De acordo com informações do jornal Diário de S. Paulo, Frota após gravar a sua parte no humorístico, saiu rapidamente para uma viagem, contrariando o diretor. O clima entre os dois só voltou ao normal após um telefonema, que aconteceu na última quarta-feira (7).

O CRAVO E A ROSA -Tv Memória Novelas


O Cravo e a Rosa foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo de 26 de junho de 2000 a 10 de março de 2001, em 221 capítulos.[1][2] Escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, e dirigida por Mário Márcio Bandarra, Amora Mautner, Ivan Zettel e Vicente Barcellos com direção geral e de núcleo de Walter Avancini, substituindo Dênis Carvalho.

A trama, baseada na peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare, e na novela O Machão, de Ivani Ribeiro, teve Adriana Esteves e Eduardo Moscovis como protagonistas, Leandra Leal, Ângelo Antônio, Tássia Camargo e Luís Mello como co-protagonistas e Drica Moraes e Carlos Vereza como antagonistas.

O Cravo e a Rosa foi inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare, com referências nas novelas A Indomável(Tv Excelsior), de Ivani Ribeiro, de 1965, e, "O Machão" da (Tv Tupi), de Sérgio Jockyman, de 1974. Graças à excelente química entre seus protagonistas, Julião Petrucchio (Eduardo Moscovis) e Catarina Batista (Adriana Esteves), e, o tom de comédia, O Cravo E A Rosa se tornou uma novela de boa audiência, com uma média geral de 30,6 pontos no horário.
Sinopse
Catarina Batista é a mulher moderna, na sociedade paulista da época de 20, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem cuja crença é a de que a mulher deve ser a rainha do lar. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório. Conhecida como "a fera", por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosa cínica de Petruchio, que inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser leiloada.

Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas e hilárias de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de "cordeirinho", e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.

Mas há os que são contra e a favor desse improvável romance. A começar pela família de Catarina. Nicanor Batista, seu pai, quer vê-la casada, livrar-se do constrangimento que passa por causa das atitudes da filha e lançar sua candidatura a prefeito; Bianca, a irmã mais nova, é o contraponto de Catarina: quer noivar e casar, mas só terá permissão após a filha mais velha arrumar um pretendente.

Já Cornélio Valente, tio de Petruchio, torce pelo sobrinho; assim como Calixto, velho empregado da fazenda que considera Petruchio como um filho e se apaixona pela governanta de Catarina, Mimosa. Também apoiam o romance Dinorá, esposa de Cornélio, e Josefa, irmã e mãe do esportista Heitor, pois as duas querem vê-lo casado com Bianca, por causa da fortuna dos Batista.

Entre os que não aprovam o casamento, há a ardilosa Lindinha, criada com Petruchio na fazenda, apaixonada por ele e que conta com a ajuda de Januário para atrapalhar o romance dos dois; o jornalista Serafim, que pretende conquistar Catarina para dar o golpe do baú; e o vilão Joaquim, homem misterioso cujo único objetivo é arruinar Petruchio porque acredita que ele foi o responsável pela perdição de sua única filha, Marcela.

E para piorar esse cenário, chega Marcela, vinda de Paris para se apossar dos bens do ingênuo pai e para reconquistar de vez Petruchio, batendo de frente com a "fera" Catarina.

Elenco
Adriana Esteves
Eduardo Moscovis
Drica Moraes
Leandra Leal
Ângelo Antônio
Pedro Paulo Rangel
Eva Todor
Taumaturgo Ferreira
Tássia Camargo
Suely Franco
Rodrigo Faro
João Vitti
Vanessa Gerbelli
Murilo Rosa
Carlos Evelyn
Carla Daniel
Virgínia Cavendish
Ney Latorraca
Maria Padilha
Carlos Vereza
Cláudio Corrêa e Castro
Lúcia Alves
entre ouros...

Sucesso de novela das 23h já inspira Manoel Carlos, Walcyr Carrasco e outros grandes autores globais





Quem matou Salomão Hayalla (Daniel Filho) está longe de ser a maior questão de "O Astro". A Globo quer é saber o que fará a audiência voltar a levitar na faixa das 23h assim que a macrossérie --ou "novelão"-- acabar.


O remake não manteve os 28 pontos da estreia (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP). Ainda assim, os truques de Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) acabaram com o coelho na cartola da Record: a nova edição de "A Fazenda" não rendeu o esperado.
Com média no país na faixa dos 20 pontos (aferição do Painel Nacional de Televisão), "O Astro" engoliu a concorrência e fez subir a audiência da emissora nesse horário em 25% em relação ao mesmo período em 2010.




A média animou o canal a criar uma nova faixa de novelas às 23h. Ainda não há nada decidido para 2012, mas a Globo diz que novos formatos virão, talvez intercalados com séries menores.


Formato menor, mais liberdade e qualidade: a faixa já é cobiçada entre autores.
"O horário é ótimo, porque possibilita histórias mais intensas, mais liberdade, já que a classificação indicativa, na prática, equivale a uma censura", diz Walcyr Carrasco, autor de "Morde & Assopra".


Como a faixa das 23h é inadequada para menores de 18 anos, cenas de nudez e de violência ganham vez, ao lado de temas moderninhos demais para mais cedo.
Mesmo assim, há quem defenda que o espaço seja reservado apenas para remakes de clássicos da dramaturgia.
Nessa fila já está "Que Rei Sou Eu?", sucesso que ganhará nova versão pelas mãos de Maria Adelaide Amaral.


"O formato menor é um conforto total para quem assiste e para quem escreve. É a possibilidade de fazer uma obra mais enxuta, com qualidade de minissérie", diz.
"Para começar, seria interessante resgatar e atualizar novelas caras ao público."
Maria Adelaide não descarta, porém, a criação de novelas para o horário. Intercaladas com séries menores, elas seriam a preferência de Ricardo Linhares, autor de "Insensato Coração".


Já Manoel Carlos não vê limites para a nova faixa. "Remakes, obras originais, adaptações de romances: já tivemos na Globo, com sucesso, essa faixa de novela, que permite liberdade na escolha da condução de histórias", diz.


@cristiann7l por Folha Ilustrada

domingo, 4 de setembro de 2011


A exibição do “Pica-pau” segue marcando o segundo lugar isolado para Record.

De acordo com dados prévios deste último domingo, 04 de setembro, a atração obteve média de 5.8 e 18% de participação. No mesmo horário, o SBT ficou em terceiro com 4.6 e a Globo em primeiro com 7.7.

Os índices são prévios e podem sofrer alterações no consolidado.

Vale lembrar que cada ponto no IBOPE representa aproximadamente 60 mil domicílios na capital paulista, dados que servem como referência para o mercado publicitário.


“O Quinto dos infernos”,esta no ar pelo VIVA desde 1 de setembro. A trama teve 48 capítulos e foi finalizada em 29 de março de 2002.

No elenco principal, estiveram Luana Piovani, Marcos Pasquim e Danielle Winits. A minissérie é de autoria de Carlos Lombardi com a colaboração de Margareth Boury (“Rebelde”) e Tiago Santiago (“Os Mutantes”). A direção de núcleo é de Wolf Maya, que comanda a novela novela “Fina Estampa”.É uma série muito boa e mesmo tendo sido reprisada a pouco pelo mesmo canal com certesa vale a pena ser vista novsmente pois a trama é envolvente scheia de seguimentos de aventura.
De segunda a sexta 23h15 ( tv por assinatura Canal VIVA )
Dica de Myster Sh@rpinho

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Real Times de parabólicas passa a ser fornecido pelo Ibope


O Ibope passou a oferecer nesta quinta-feira, 1, medição minuto a minuto nas parabólicas dos 12 mercados que monitora no Brasil. O Esporte Interativo já assinou o serviço.

O número exato de antenas parabólicas que captam sinal das geradoras diretamente no satélite – a chamada banda C analógica – no Brasil é uma incógnita, com as estimativas variando de 15 milhões a 25 milhões de acordo com a fonte e sem levantamento oficial do governo federal. Mas é um negócio presente em todo o território nacional, com ampla participação de instaladores independentes pelo interior do País e também na área periférica das grandes cidades.

À falta de pesquisas de audiência sobre este tipo de transmissão, a TV Brasil, disponível na banda C, encomendou em 2009 um estudo ao Datafolha para medir sua receptividade junto ao público das parabólicas da banda C. Atualmente, o canal público tem a aferição da audiência já feita pelo Ibope Mídia nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde a TV Brasil está disponível via TV por assinatura.

Fórum Natelinha


“Todo Mundo Odeia o Chris” vai bem e fecha na vice-liderança


Depois de várias derrotas para o seriado “Chaves”, a série “Todo mundo odeia o Chris” voltou a fazer sucesso e garantiu a vice-liderança nesta última quinta-feira (01), para a Record.

“Chris” garantiu média de 6 pontos na vice-liderança absoluta, na mesma faixa a Band com o “Brasil Urgente” estava com 5.5, e o SBT com o “Casos de Família” em quarto lugar com 4 pontos. Vale lembrar que é a primeira vez que o seriado fica em segundo lugar depois de sucessivas mudanças no horário.

No SBT, “Chaves” também conquistou média de 6 pontos, fechando na terceira colocação empatado com o “Brasil Urgente”, da Band. No horário, a Record estava na vice-liderança com 6.5 exibindo a série “Todo mundo odeia o Chris” e o “Cidade Alerta”.

Portal PS

Globo inaugura canal 30 UHF em Nova Iguaçu


Rio – A partir do dia 04, os moradores de diversos bairros de Nova Iguaçu terão mais uma opção para acompanhar a programação da Rede Globo: o canal 30 UHF. A Central Globo de Engenharia (CGE) inaugura uma nova antena, em frequência UHF, para que os telespectadores possam assistir com melhor qualidade ao conteúdo da emissora e também à programação destinada à população do Rio de Janeiro, como os telejornais locais e os jogos do campeonato estadual.

“Com esta melhoria esperamos tornar a experiência de assistir a Rede Globo ainda melhor, ou seja, com uma qualidade superior a que é oferecida atualmente, além de permitir que o morador de Nova Iguaçu possa acompanhar as notícias de sua região”, afirma Liliana Nakonechnyj, diretora de Engenharia de Transmissão e Afiliadas da Rede Globo.

Para ter acesso à tecnologia, o telespectador deverá adquirir uma antena de recepção UHF em lojas especializadas e pedir o auxílio de um técnico para orientá-lo sobre a melhor forma de instalação para as características de sua residência. Com a nova antena, a Rede Globo pretende alcançar 450 mil moradores nos bairros: Califórnia, Centro, Chacrinha, Comendador Soares, Da Cerâmica, Da Luz, Da Posse, Da Prata, Danon, Engenho Pequeno, Jardim Alvorada, Jardim Iguaçu, Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Jardim Tropical, Kennedy, Moquete, Nova América, Ouro Verde, Ponto Chic, Rancho Novo, Rosa dos Ventos, Santa Eugênia, Valverde e Vila Nova.

Show
Para marcar o início das transmissões do Canal 30 para o município de Nova Iguaçu, a Globo Rio realiza uma festa gratuita com shows e serviços do Ação Global.

O ator Rafael Zulu comanda o palco, que recebe o Sorriso Maroto e a banda de forró Pimenta do Reino. E ainda conta com a participação especial da ex-BBB Fani Pacheco e da escola de samba Leão de Nova Iguaçu. O evento acontece no domingo, 4 de setembro, a partir das 9h, no Centro, próximo ao Aeroclube de Nova Iguaçu.

Local: Av. Governador Roberto Silveira, s/nº (próximo ao Aeroclube de Nova Iguaçu) – Centro
Programação:
9h – Ação Global
15h30 – DJ
16h15 – Pimenta do Reino
17h – Sorriso Maroto
Entrada grátis – classificação livre

O presidente da comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Jorge Rabelo, anunciou que vai processar a TV Record pela denúncia de manipulação de jogos no campeonato carioca. Segundo ele, a matéria com dois ex-árbitros da Ferj, que aparecem ocultamente na reportagem, é infundada e leviana.

“Ficamos perplexos. É uma reportagem leviana e sem fundamentação. Foi uma covardia e a partir de agora as medidas serão tomadas”, disse Rabelo ao Terra.

A matéria foi também conduzida ao Ministério Público (MP), que ajudará na investigação. As ações judiciais serão movidas na próxima segunda-feira na Justiça e no MP carioca. Rabelo disse também que a entidade já identificou os dois juízes, que fazem parte de um grande rol de árbitros afastados dos quadros por má conduta.

Nos últimos quatro anos, foram afastados no Rio de Janeiro 236 árbitros e assistentes por problema físico, técnico ou de conduta. “Esses dois elementos que deram as declarações disseram que participaram de esquemas, então são criminosos e réus confessos”, declarou o presidente da comissão.

Ele afirmou que a entidade conduz de forma transparente a comissão de árbitros e todos cartões vermelhos dados pelos juízes nos jogos estão disponíveis em vídeo na Ferj ou no site da entidade. “Nosso trabalho é pautado em disciplina, organização e planejamento. Quem não se adequar está fora. Até hoje, (os supostos prejudicados) América, Duque de Caxias e Rezende não protocolaram nada aqui. São quatro anos sem nenhum questionamento em 17 competições anuais”, finalizou.

Terra